Aterciopelados canta Juan Gabriel em um video lindo
- Diario POP Latino
- 1 dic 2017
- 2 Min. de lectura

Se tem um nome que é BÁSICO na música cantada em espanhol, esse nome é Juan Gabriel. O mexicano, falecido em 2016, é um marco inquestionável na cultura latinoamericana principalmente no que diz respeito à música popular mais folclórica e romântica. Juan Gabriel é algo assim como um Roberto Carlos, suas músicas, por um tema de memória afetiva eu creio, sao conhecidas e amadas por gente de toda idade. Enfim, Juan Gabriel é nome indispensável em qualquer fim de churrasco ou karaoke (obrigatório se existe a combinação dos dois fatores) e isso é o ápice do sucesso transgeracional.
Faz 1 semana, Aterciopelados, duo colombiano, lançou o vídeo de He Venido A Pedirte Perdón. Só depois de terminar o vídeo, quando fui buscar alguma explicação ou entrevista do grupo apresentando o conceito do vídeo, todo inspirado na cultura mexicana, dei-me conta que a música é uma versão de um clássico de Juan Gabriel. Saber isso deu ao clipe de Aterciopelados uma dimensão completamente nova e me fez amar ainda mais o material que por si só é incrível.
He Venido A Pedirle Perdón de Aterciopelados, que são do pop-rock, é distante musicalmente do original, como se espera. O vídeo entretanto, com um roteiro fantástico e uma concepção de arte particularmente bem cuidada, tem um detalhe muito especial que o conecta ao material original de 1980 : lá pela metade do vídeo aparece uma moça dançando sozinha ao som do radinho da cozinha com um vestido que lembra muito o utilizado pela protagonista do vídeo da canção original. Delicado.
Aterciopelados não fez feio com a homenagem a Juan Gabriel em He Venido A Pedirte Perdón, e se junta Natalia Lafourcade e La Santa Cecília como grandes nomes da música latina que em 2017 olharam pelo retrovisor e inspirados no passado entregaram lindos trabalhos.
Em 2018 cumprem-se 10 anos do lançamento do último trabalho de estúdio do duo colombiano e já se espera a entrega de um disco de inéditas, com participação do mago argentino Cachorro López.
Comments