O feminismo musicado de Martina Lecaros
- Diario POP Latino
- 30 nov 2017
- 2 Min. de lectura

Adoro radio. Sou desses que passa o dia saltando de uma radio a outra, ou numa versão mais moderninha, um podcast a outro. Foi numa dessas de estar acompanhando um programa de radio que descobri Martina Lecaros. A moça é chilena e faz parte dos artistas emergentes da cena santiaguina. O programa tem seu quadro feminista e si nesse contexto estava Martina divulgando o single de "Para Ser Aceptada".
A música é bem ad hoc ao tema do programa e ganha mais contextualização quando se pensa que há dias foi o dia anual de combate a agressão a mulher. Num texto certeiro, Martina fala dos micro-ataques diários que sofrem mulheres em todos os âmbitos possíveis. É uma reflexão sobre o papel feminino nessa sociedade que ainda dita regras machistas sobre estética, moral, planos de vida e até mesmo sobre a relação entre mulheres.
O vídeo é bem produzido - considerando que se trata de uma artista independente - e transfere a mensagem da letra a uma atmosfera mais restrita, a do escritório. O triste nessa história é mesmo saber o corte, que nesse caso foi o do trabalho, poderia ter sido qualquer outro. Rua, familia, academia e até mesmo um passeio na rua poderiam ter sido transformados em cenários perfeitos para a adaptação audiovisual de ¨Para Ser Aceptada¨.
Conheci o trabalho de Martina por esse vídeo, que se bem teve sua divulgação em um momento muito correlato a sua mensagem, infelizmente, em tempos atuais, acaba por ser um vídeo atemporal. Como homem, Para Ser Aceptada me veio como - mais um - exercício de reflexão e empatia. Um exercício que se fez um pouco menos penoso uma vez que a mensagem foi embrulhada em uma agradável embalagem sonora.
Comentários