top of page

Musas, de Natalia Lafourcade é tudo o que prometia ser.

  • Foto del escritor: Diario POP Latino
    Diario POP Latino
  • 9 may 2017
  • 3 Min. de lectura

#MEXICO CHEGOU! "MUSAS" está todinho disponível na rede. Depois de um single de estreia não tão empolgante - mas que agora faz todo sentido a escolha - e dois outros adiantos MUITO bons, Natalia Lafourcade por fim lançou na integra o álbum MUSAS. E a promessa se cumpriu: Musas é encantador.

Um detalhe do disco que passa quase despercebido na capa/divulgação do trabalho e que se faz gritante ja desde os primeiros acordes é o ¨en manos de LOS MACORINOS¨. O duo Miguel Peña y Juan Carlos Allende, responsáveis pela produção do material, por tocar as cordas e os coros sao parte FUNDAMENTAL do disco, que em alguns momentos até chega a ter a voz de Natália como um complemento apenas, e creia, isso não significa nem de longe uma crítica à mexicana. Isso sem contar a coragem de, em 2017, entregar uma faixa instrumental em um disco.

O álbum passa por momentos muito íntimos e emocionantes, como os já vistos casos de ¨Rocío...¨ y ¨Que Ha Sacado…” mas, como uma homenagem a música latina que se prese e que a que se presta o CD, nao pode faltar a música alegre e dançante, como Te Vi Passar (Versão do mexicano Flaco de Oro Agustin Lara). Um recorrido rápido track by track de ¨Musas, uma homenagem al folclore latinoamericano en manos de Los Macorinos¨: Tu Si Sabes Quererme: a faixa abre o disco com a chamada ao que vai fazer toda a diferença pelo resto do trabalho ¨Miguelito!¨ abre o deslumbre de cordas que será Musas nos 45 minutos seguintes. . Soledad y el Mar: homenagem a música latina sem um bom bolero não seria homenagem, né? E a função do bolero está aqui em sua máxima essência. Que linda música sobre o (des)amor. . Mexicana Hermosa: Tá abracadinho ainda depois de dancar Soledad y el Mar? Nao separa! Essa é para seguir no ritmo da valsa. . Que He Sacado Con Quererte: É muita coisa boa junta nesses 4:25. Música de Violeta Parra, voz de Natália e arranjos de Macorinos. É de chorar, de verdade. É a arte de fazer música em máximo expoente. . Rocio de Todos los Campos: Uma das minhas favoritas, essa letra e esse video sao complementos imperdíveis.

. Mi Tierra Veracruzana: Abre uma roda, arregaça as mangas, traz a aguardente e vamos todos cantar juntos batendo palminha. . Te Vi Pasar: e já que a coisa esquentou em Mi Tierra, nao da pra deixar morrer assim, né? Dale!!!!! E vamos seguir dancando e cantando junto. . Son Amores (That´s Amore): ah….a época de ouro da rádio. É pra sonhar com um lindo futuro enquanto se penteia ou descasca batata...sério! . Tu Me Acostumbraste: Se Musas fosse um show, essa faixa seria a hora de ir fazer xixi.

. Soy lo Prohibido: Essa LETRA! Aquele momento que você escuta uma música e na hora pensa ¨queria ter alguém para seduzir¨ só para enviar essa letra toda no whatsapp. ¨Soy ese nombre que jamás. Fuera de aquí pronunciarás¨ é apenas genial. . Tonada de Luna Llena: só quem já teve família de interior sabe o quanto uma tonada toca fundo o coração. Essa monotonía de notas que serve de base para uma canção com tantos matizes é quase um fenômeno difícil de explicar, viu. . Vals Poético: repito que em 2017, jogar uma faixa instrumental num CD que se entende popular, mesmo que seja para fechar o álbum, é coragem. De toda forma funciona bem como uma chave de outro para las cordas invocadas no primeiro segundo do trabalho.

 
 
 

Comments


bottom of page